Buscar
  • André Leite

A Importância de um Sistema Financeiro para a Gestão de sua Empresa

Como anda o controle financeiro da sua empresa?


Você sabe como está seu fluxo de caixa?


Várias informações importantes podem estar se perdendo por falta de um sistema financeiro para a gestão de sua empresa.


Um bom sistema financeiro é necessário para manter a saúde monetária de seu negócio. Tendo em vista que o sistema oferecerá maior controle sobre os números e a partir disso, a tomada de decisões se torna mais assertiva.


Entendendo o controle financeiro


Importante para pessoa física e para empresas, controle financeiro nada mais é que saber as informações sobre suas finanças.


Saber quanto dinheiro tem no caixa da empresa, controlar entradas e saídas através de planilha por exemplo. Essas informações somadas formam o controle financeiro. Que é justamente os dados relevantes sobre as finanças do negócio.


Em uma empresa que vende roupa, por exemplo, ter dados sobre: quanto a peça custou para ser comprada, por quanto foi vendida e qual a data são dados importantes.


Uma vez que contribuem para saber a rentabilidade da empresa e também são decisivos na hora de fazer novas compras de estoque.


Nas pequenas e médias empresas, o controle financeiro revela a saúde do negócio. De modo que seja possível identificar se haverá como pagar todos os fornecedores, se existe dinheiro em caixa sobrando e quanto a empresa possui de patrimônio.


Controle em planilha não é eficaz?


A depender do tamanho da empresa, o controle financeiro em planilhas como as de Excel pode ser eficaz. No entanto, conforme a empresa cresce a tendência é que as planilhas comecem a se mostrar insuficientes.


De modo que não seja mais possível realizar o controle de dados a partir desse preenchimento tão manual. Uma vez que as planilhas podem ser preenchidas com erros, o que ocasiona dificuldades no controle financeiro da empresa.


Por isso mesmo, o investimento em um sistema financeiro deve ser feito conforme a empresa começar a crescer. De maneira que esse investimento possa fazer com que o negócio cresça ainda mais.


Uma vez que haverá a possibilidade de fazer escolhas mais assertivas, com base nas informações financeiras da empresa. E sem o risco de dados errados gerando equívocos, como acontece nos casos de planilhas mais manuais.


Sistema financeiro e sua importância estratégica


Adotar um sistema financeiro eficiente e seguro é importante para que o negócio possa ter um bom planejamento. Sendo o sistema financeiro adequado para a sua empresa, um fator importante para alavancar as estratégias de seu negócio, por vários motivos, são eles:


1. Permite o profundo conhecimento sobre o negócio

Retornos de investimentos, lucro esperado, capital de giro, despesas fixas e muitas outras informações são obtidas a partir do controle financeiro adequado.


Pensando nisso, um sistema que forneça relatórios precisos e confiáveis que disponham todos esses dados é fundamental. Garantindo que com base nesses dados as próximas decisões sobre o seu negócio possam ser tomadas.


2. Contribui para a redução de despesas

Reduzir despesas e maximizar lucros estão sempre entre os objetivos de todas as empresas. E seu sistema financeiro também pode te auxiliar a tomar boas decisões nesses aspectos.


Quando existe um bom controle financeiro é possível enxergar desperdícios e até mesmo quais são as áreas que permitem cortes. Dessa forma, a potencialização do lucro ocorre sem que nenhuma área da empresa seja afetada negativamente.


3. Controle de estoque

O estoque é parte de todo negócio e para que o seu tenha sucesso, o estoque precisa ser bem administrado.


Saber quantos e quais itens estão em estoque é fundamental. De modo que o cliente não precise esperar para receber os itens que deseja comprar.


Além disso, não haverá o risco de frustração se o estoque for bem administrado. Tendo em vista que os dados serão corretos e se o vendedor informar que o produto está disponível, ele realmente será encontrado e vendido.


4. Pagamentos e negociações

Quando uma empresa tem um bom controle financeiro é possível ter uma margem de negociação melhor. Uma vez que seu negócio é visto como um bom pagador por ser bem administrado. De modo que todos os pagamentos são efetuados em dia e corretamente.


Abrindo espaço para que você negocie com fornecedores e tenha melhores condições de pagamento. Além disso, o bom controle financeiro também é efetivo na hora de realizar cobranças de seus clientes.


Garantindo o recebimento em dia e diminuindo a necessidade de lidar com inadimplência, que é um sério problema para toda empresa.


Quando investir em um sistema financeiro?


Essa resposta depende da rotina de sua empresa. Ao trabalhar diariamente em seu negócio, você perceberá quando não cabe mais usar planilhas porque elas não estão mais facilitando o trabalho.


Além disso, é preciso ter o orçamento disponível para tal investimento. Tendo em vista que a compra de um sistema financeiro no momento certo impulsiona o seu negócio sem causar um estrago no seu orçamento.


Hoje temos disponíveis no mercado, diversos sistemas financeiros com um custo muito baixo, frente aos benefícios que eles trarão para a gestão do seu negócio.


Sendo uma decisão acertada para que com maior controle sobre as finanças da sua empresa, ele passe a ser mais lucrativo.


41 visualizações